DANÇAS FOLCLÓRICAS NA ESCOLA: TRANSFORMANDO O ENSINO E (RE)SIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM

Alexsandra Maria Brasileiro Silva

Resumo


O presente trabalho consiste em uma experiência desenvolvida nas aulas de Educação Física de uma Escola pertencente à Rede Pública Estadual. Trata-se de um projeto de ensino que reúne vários recursos e estratégias didático-pedagógicas para vivência de situações de suas aprendizagens escolares. Esta experiência foi desenvolvida no turno da manhã, com duas turmas do 6º ano. O período de realização foi de 05 de maio a 20 de outubro de 2012, envolvendo 104 alunos na faixa etária de 11 a 13 anos. O trabalho consistiu basicamente no estudo exploratório das danças folclóricas brasileiras, por região. A experiência desenvolvida na disciplina de Educação Física, extrapolou os limites da área abrangendo atividades de produção escrita, linguagem oral, leitura e interpretação de textos, visitas, pesquisas, entrevistas, oficinas de dança, percepção de ritmos, dentre outras. Todas as estratégias foram pensadas, tendo em vista a construção de um livro para registro das vivências. O livro, intitulado Brasil: no teor do tom, ilustra as etapas e o êxito obtido no desenvolvimento deste projeto. A metodologia empregada facilitou o alcance dos objetivos pretendidos, uma vez que, de forma interdisciplinar, criativa e lúdica, proporcionou, dentre outros, a vivência das atitudes de cooperação e criatividade, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, além da oportunidade de os alunos conhecerem, valorizarem e experienciarem a cultura popular.

Palavras-chave: Educação Física. Dança. Aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________