AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR JOMÁSIO DOS SANTOS BARROS (2000 – 2014)

Denise de Sousa Borges, Francisco Barbosa da Mota

Resumo


O presente artigo analisa as práticas pedagógicas dos professores de História do Ensino Médio na Unidade Escolar Jomásio dos Santos Barros, em Bocaína Piauí.  A pesquisa foi realizada para verificar os avanços e retrocessos no Ensino de História ocorridos na instituição no período compreendido entre 2000 a 2014, envolvendo professores, ex-professores, alunos e ex-alunos da instituição. O referido trabalho visa também contribuir para o entendimento de que os avanços podem chegar à escola com a utilização de novas tecnologias, implantando um novo modelo de educação que motive o uso de recursos tecnológicos em que os educandos não se vejam dominados pela máquina, mas sim, que esses recursos sirvam como fontes educativas e como incentivo a uma busca constante para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica.

Com vista aos argumentos apresentados anteriormente é que este trabalho está estruturado, buscando mostrar o Ensino de História dentro da referida instituição e sua relação com o que se prega de correto para o desenvolvimento das práticas pedagógicas na área, levando em consideração a opinião dos educandos e as orientações dos PCNs de História, relacionando teoria e prática para um melhor desenvolvimento de tais práticas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________