DISCURSO DE CRIANÇAS: UMA METODOLOGIA POUCO UTILIZADA

Clecina da Costa Brito, Mayra Jossany Almeida Brito, Rosivaldo Pereira de Oliveira, Edmar Ferreira Lima, Cynara Cristhina Aragão Pereira

Resumo


Muitas pesquisas envolvem, em suas metodologias, questionários como instrumentos de coleta de dados. Ao se trabalhar com crianças, este método não funciona. Goulart (2001, p. 58) já questionou: “O que sabem crianças pequenas antes de serem submetidas formalmente ao processo de alfabetização escolar?” Para Fairclough (2009, p. 163), “discursos são recursos semióticos utilizados para construir aspectos do mundo (físico, social ou mental), os quais podem ser geralmente identificados com diferentes posições ou perspectivas de diferentes grupos de atores sociais”. O interesse pela pesquisa se deu quando a autora realizou buscas de publicações para a composição da Revisão de Literatura de seu Projeto de Conclusão de Curso e verificou que há poucos artigos com esta abordagem metodológica. É relevante que se conheça os trabalhos publicados nesta área para que se possa analisar os tipos de abordagens que poderão ser feitas às crianças. O objetivo desta pesquisa foi investigar publicações que utilizam o discurso de crianças como metodologia de seus trabalhos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________