O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL MARIANO ROCHA EM BOCAINA-PI (2011 – 2013)

Maria Gislane Albano Barbosa de Sousa, Francisco Barbosa da Mota

Resumo


O presente artigo visou analisar o ensino de História na Escola Municipal Mariano Rocha, desenvolvido através de propostas lúdicas a partir do emprego de músicas, obras de arte, figuras, ilustrações, confecções de jogos e entre outros, no cotidiano diário de sala de aula. Sabe-se que inovações metodológicas permitem uma aprendizagem significativa devido à aproximação do educando com a sua realidade através dos conteúdos trabalhados. A escolha do tema decorre da percepção da importância do uso de brincadeiras em sala de aula, sobressaindo-se o lúdico no processo ensino-aprendizagem, pois na educação infantil o aprender está diretamente relacionado à brincadeira, ou seja, só se aprende brincando, fator básico para o ensino fundamental, despertando nas crianças, interesse, melhoria na participação das aulas que são enriquecidas com brincadeiras. Toda proposta de pesquisa deve partir de alguns princípios de relevância que a tornem justificável enquanto tal. Dessa forma, a pesquisa baseou-se na observação das práticas de ensino de história através do uso de atividades lúdicas da educação infantil na escola Municipal Mariano Rocha, em Bocaina-PI, nos anos de 2011 a 2013.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________