RECURSOS METODÓLOGICOS PARA SUPERAR AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Malriene de Melo Gomes, Maria das Graças Barros, Marinete Soares da Silva, Marta Larissa Correia Pereira, Leila Maria de Sousa Amanço

Resumo


Este trabalho apresenta alguns recursos para a superação desta síndrome no ambiente escolar. Propomos: elaboração de metodologias que envolva escola/aluno, aluno/professor e escola/família; projetos pedagógicos com ênfase em práticas coletivas como: O desenvolvimento na leitura e na escrita (receitas, embalagens, jornais, cartazes, textos literários); Cotação de história (miniteatro, fantoches, contos, fabulas e etc...); Músicas (letras, parodias, interpretação, mímica e etc...); Teatro (dramatização, expressão corporal, a percepção e etc...); Palestras (motivadoras e etc...); Feiras culturais (interdisciplinares e etc...); Aula de campo (relatórios, exposições, etc...). Contudo enfatiza-se que o docente tenha o cuidado em utilizar estas metodologias, pois deve haver uma contextualização com o conteúdo ministrado em sala de aula, com os reais interesses do aluno.  Enfim, tanto o docente como o discente precisam estar motivados para a realização do proposto de forma prazerosa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________