RECURSOS METODÓLOGICOS PARA SUPERAR AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho apresenta alguns recursos para a superação desta síndrome no ambiente escolar. Propomos: elaboração de metodologias que envolva escola/aluno, aluno/professor e escola/família; projetos pedagógicos com ênfase em práticas coletivas como: O desenvolvimento na leitura e na escrita (receitas, embalagens, jornais, cartazes, textos literários); Cotação de história (miniteatro, fantoches, contos, fabulas e etc...); Músicas (letras, parodias, interpretação, mímica e etc...); Teatro (dramatização, expressão corporal, a percepção e etc...); Palestras (motivadoras e etc...); Feiras culturais (interdisciplinares e etc...); Aula de campo (relatórios, exposições, etc...). Contudo enfatiza-se que o docente tenha o cuidado em utilizar estas metodologias, pois deve haver uma contextualização com o conteúdo ministrado em sala de aula, com os reais interesses do aluno. Enfim, tanto o docente como o discente precisam estar motivados para a realização do proposto de forma prazerosa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
__________________________________________________________________