O SIGNIFICADO DA INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ALUNO: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR

Maria Helzimaura Craveiro de Assis, Maria da Glória Duarte Ferro

Resumo


Face ao papel desempenhado pela interação entre família e escola no desenvolvimento escolar dos discentes, o presente estudo teve como objetivo principal analisar como acontece a participação dos pais no processo educacional dos filhos nas séries iniciais do ensino fundamental de acordo com o que os professores – estudantes do PARFOR vivenciam em seu dia a dia em sala de aula. O estudo encontra suporte teórico nos trabalhos de Paro (1993, 2000), um dos principais estudiosos da temática no Brasil, e de renomados especialistas, como, por exemplo: Castro (2011; 2008); Carvalho e Matos (2009); Dias (2005); Oliveira (2001); Santos Júnior (2014); Polonia (2007); (2005) e Szymanski (2010), dentre outros que têm se dedicado ao estudo sobre o papel que a interação entre família e escola desempenha no desenvolvimento escolar do aluno. O objetivo que perseguimos nessa pesquisa foi analisar como acontece a participação dos pais no processo educacional dos filhos nas séries iniciais do ensino fundamental de acordo com o que os professores – estudantes do PARFOR vivenciam em seu dia a dia em sala de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________