ESTUDO DA EVASÃO DE DISCENTES DOS CURSOS PROFUNCIONÁRIO DO POLO SEDE DE TEÓFILO OTONI/MG, DA REDE E-TEC BRASIL, DO IFNMG

Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim, Amedis Germano dos Santos

Resumo


O trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, possam ser traçadas medidas eficazes na redução dos índices. Foram utilizados para tais finalidades, o método de estudo de caso- com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos; pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso; a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho; carga horária de trabalho intensa; dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.

Palavras–chave: Ensino. Educação a Distância. Evasão escolar. Evasão na EaD.

 

 


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