EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: A APLICAÇÃO DA LEI 10.639 NUMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANTONIO DE JESUS NA BAHIA

Alisson Silva Souza

Resumo


A sociedade contemporânea exige uma necessidade crescente de espaços que promovam e valorizem a diversidade sexual, etnorracial, cultural e de gênero. Observa-se que o principal espaço que deve atender a essas necessidades é a escola, pois possui um cotidiano heterogêneo e marcado por práticas discriminatórias e preconceituosas. Cabe aos historiadores, responsáveis pela reconstrução do passado, colaborar para a desconstrução da imagem negativa de negros na história ensinada na sala de aula. Esses profissionais podem contar como principal instrumento a Lei 10.639/2003, que visa incluir no currículo básico das redes públicas e privada a obrigatoriedade do estudo da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, além de outras providências. Dessa perspectiva da inclusão do debate e da discussão sobre a história dos negros na sala de aula que surgiu do PIBID de História do Campus V (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que teve como tema: “Memórias, cantos e encantos”.

 

PALAVRAS-CHAVES: Educação pela pesquisa, docência, arte e cultura afro-brasileira-Brasileira.


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