POLÍTICA DE FORMAÇAO DE PROFESSORES: O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

Andréa Villela Mafra da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta alguns apontamentos sobre as políticas educacionais no Brasil, especificamente, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica - PARFOR -  que é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os Estados, Municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES. O objetivo geral desse trabalho é descrever as ações do PARFOR no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ nos seguintes itens do projeto pedagógico do curso: a) uso das tecnologias de comunicação e informação nos processos educativos; b) valorização de atividades complementares previstas nas DCNs (2006) constituintes do cotidiano de professoras na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; c) consideração de “outros formatos” para o Trabalho de Conclusão de Curso que expressem a experiência docente dos alunos do curso de Pedagogia-PARFOR; d) proposta de estágio supervisionado de ensino que, para além, da redução legal de carga horária considere as vivências/atividades específicas. Metodologicamente este estudo tem como suporte os documentos que normatizam o funcionamento do PARFOR e as discussões teóricas que exigem considerar que os docentes possuem uma formação e experiência durante a qual adquiriram teorias pedagógicas e formas de trabalho. O trabalho, foco deste texto, está sendo desenvolvido no âmbito de minha pesquisa de doutorado iniciada em 2014.


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