O ENSINO DE LUTAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO PIAUÍ

João Batista Andrade Neto, Patrícia Maria Martins Nápolis

Resumo


O conteúdo lutas é considerado um eixo estruturante da Educação Física Escolar, agrupando um conjunto de conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Como potencial pedagógico, é um instrumento de valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva. O objetivo desse trabalho é investigar a concepção dos professores sobre lutas e como utilizam os conteúdos de lutas nas aulas práticas de educação física escolar na rede pública de ensino fundamental. Foi realizado em municípios do Estado do Piauí, através de questionários aplicados a 100 professores de educação física, que atuam na rede pública do ensino fundamental. As questões foram direcionadas sobre concepções; Como utilizam o conteúdo lutas em suas aulas; Se ensinar lutas O Ensino de Lutas na Escola influencia a violência e possibilidades pedagógicas para sua utilização. Percebeu-se carências e preconceitos por parte dos professores de educação física quanto à utilização do conteúdo lutas na Educação Física Escolar, os profissionais necessitam melhorar sua formação e incluir a prática das lutas em suas aulas. Os professores possuem uma concepção deturpada a respeito de lutas, relacionando-as com violência e com agressividade, atitude oposta à educação física e à própria filosofia das lutas.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________