EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES

Silvia Adriana Lima Abreu, Brenda de Oliveira Santos, Jessica Priscila Sousa Silva, Maria da Conceição Alves Paiva, Marcos de Moura Bastos, Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Resumo


No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96 garante a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular e em todas as atividades de seu contexto (CÂMARA DOS DEPUTADOS, 1996). A escola inclusiva possibilita que professores e alunos aprendam a respeitar as diferenças, e esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa (MANTOAN, 2005). As práticas sistematizadas desenvolvidas nas aulas de Educação constituem-se em veículo importante para o desenvolvimento motor e social da pessoa com deficiência visual e permitem o reconhecimento do próprio corpo por parte do aluno, contribuindo para um amplo convívio social (SILVA et al, 2011). Desse modo, o professor de Educação Física deve estar envolvido na inclusão educacional em Programas de Educação Física Escolar a fim de possibilitar a criação de oportunidades para deficientes visuais, minimizando possíveis atrasos em seu desenvolvimento e contribuindo para sua independência, autossuficiência e desenvolvimento global.


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