DESIGUALDADE EDUCACIONAL: ANÁLISE DAS TAXAS DE RENDIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS/PI

Ana Maria Ferreira Brauna, Arturia Maria Lima de Sousa, Daiana Brauna da Costa, Roberto Alves Bezerra, Janio Ribeiro dos Santos

Resumo


Nos últimos vinte anos, mudanças importantes ocorreram no que diz respeito ao cumprimento de direitos sociais como saúde, educação, trabalho, alimentação e lazer, protagonizadas especialmente pela classe trabalhadora organizada em movimentos sociais e sindicais no Brasil. Mesmo assim, a educação escolar pública da cidade e do campo ainda enfrenta problemas, dentre os quais podemos destacar: altas taxas de analfabetismo, baixos índices de escolarização, fechamento de escolas e baixa qualificação dos professores. Diante do exposto, compreendemos a necessidade da discussão, ainda que de forma sucinta, sobre a problemática da desigualdade educacional entre os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Bom Jesus, Piauí, a partir de indicadores educacionais de escolas da cidade e do campo.


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