EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Maria Dolores dos Santos Vieira, Antonia Regina dos Santos Abreu Alves

Resumo


Este trabalho apresenta dados de nossa experiência docente enquanto professoras formadoras do Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica - PARFOR, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, no Campus Ministro Petrônio Portela em Teresina, na disciplina Ecopedagogia, ministrada no segundo semestre letivo do ano de 2015. Essa empreitada investigativa intencionou responder a seguinte questão: quais vivências relacionadas ao meio ambiente têm sido experimentadas pelas/os professores/as em suas comunidades e como elas/es descrevem-nas à luz da Educação Ambiental?Sustentamo-nos em autores como: Boff (2009), Morin (2003), Maturama (2005), Gutiérrez (1996) dentre outros/as, e discutimos as questões ambientais pertinentes à relação de sobrevivência da humanidade considerando a sustentabilidade do Planeta Terra. Temos como objetivo: identificar quais vivências relacionadas ao meio ambiente têm sido experimentadas pelas/os professores/as em suas comunidades e como elas/es descrevem-nas à luz da Educação Ambiental a partir da escritura de cartas destinadas ao planeta Terra.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________