EDUCAÇÃO E GÊNERO: HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adriana Maria de Sousa, Maria Dolores dos Santos Vieira

Resumo


Observamos durante os estágios supervisionados ocorridos no Curso de Pedagogia que há um número bem pequeno de educadores do sexo masculino no ensino de crianças, e que esse número é um pouco menor quando se trata, especificamente, da Educação Infantil, em escolas públicas de Picos (PI). Foi a partir desta observação que passamos a nos interessar pela problemática das relações de gênero na docência exercida por homens, o que supomos pode afetar diretamente o interior da escola na perspectiva das visões sobre o ensino de responsabilidade dos homens, motivo pelo qual realizamos essa empreitada investigativa.Para pensar a experiência do ensino ministrado por homens na educação infantil, partimos do pressuposto de que eles são minoria nessa etapa do ensino básico. A questão de homens assumindo turmas de Educação Infantil, não é tão comum o quanto parece, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas, o número de docentes masculinos que está no exercício da profissão é pequeno considerando o número de profissionais homens habilitados.

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