O JORNAL NA SALA DE AULA: DISCURSOS QUE CONSTROEM E DESTROEM IMAGENS NA IMPRENSA PIAUIENSE

André de Moura Carvalho, João Benvindo de Moura

Resumo


O ethos é a imagem que o sujeito constrói de si em seu próprio discurso, num processo interativo de influência sobre o outro. Nesse sentido, nossa pesquisa tem como objetivo analisar, à luz de teorias da Análise do Discurso de linha francesa, o ethos construído pelo Jornal Diário do Povo do Piauí, através dos discursos contidos em seus editoriais. Partindo do princípio dos elementos que visam a persuasão apresentados por Aristóteles – ethos, pathos e logos, até chegar a teóricos contemporâneos como Amossy (2008), Maingueneau (2002, 2008a) e Charaudeau (2006, 2007), são analisados o ethos prévio e o ethos coletivo do jornal, sua veiculação ideológica e os ethé de credibilidade, segundo a classificação proposta por Charaudeau (2006). Para fins de análise foram selecionados 9 editoriais publicados entre os meses de fevereiro e abril de 2015, em busca das estratégias discursivas utilizadas pelo jornal, a fim de tentar transparecer uma imagem em que possa ser julgado digno de crédito. As análises mostraram que o jornal se utiliza de índices comportamentais e verbais para construir uma imagem de seriedade, além de estratégias de comparação, tendo por base um auditório presumido, na busca por um ethos de competência. Além das categorias propostas por Charaudeau, localizamos e classificamos outras imagens às quais denominamos de ethos de opositor e ethos católico.

 


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