UMA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE METODOLOGIA EM ARTIGOS ACADÊMICOS ESCRITOS POR ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Resumo
Neste artigo, como principal objetivo, analisamos e comparamos a descrição retórica da seção de metodologia do gênero artigo acadêmico experimental em atividades de leitura e escrita acadêmicas com alunos do curso de Letras (Língua Portuguesa e Literaturas), a saber, estudantes do último semestre da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam. Neste estudo, ancoramo-nos na obra de Bakhtin (1979, 1992, 1997); Swales (1990, 2004); Bhatia (1993, 1997) e, mais especificamente para a análise de gêneros acadêmicos, referentes às pesquisas de Bernardino (2007); Biasi-Rodrigues (1998); Motta-Roth (1995, 2001); Oliveira (2005); Bezerra (2006); Paiva (2011); Paiva e Duarte (2017) acerca da organização retórica de gêneros textuais vinculados a produção do discurso escrito de seus pares na comunidade acadêmica. Para tal empreitada, aplicamos o Modelo CARS de Swales (1990) em um corpus de 10 AAE’s, no sentido de formalizar um padrão de organização retórica do AAE com base na identificação e classificação das unidades e subunidades caracterizadoras da distribuição de informações em AAE’s escritos por esses autores/produtores, no período de setembro de 2016 a janeiro de 2017.
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