RECURSOS DIDÁTICOS E DE INFRAESTRUTURA: REFLEXO SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MIGUEL ALVES-PI

Dheane Soares Alcântara de Sousa, Maria Luci Esteves Santiago

Resumo


Os espaços adequados para as aulas de Educação Física são de suma importância para um bom desenvolvimento das aulas de Educação Física. O presente estudo teve como objetivo Analisar as condições de infraestruturas e disponibilidade de recursos didáticos para a realização das aulas de Educação Física e os reflexos nas aulas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa, onde foram feitas entrevistas com 04 professores de ensino fundamental, analisadas por meio da Análise Temática (MINAYO, 2014). Os resultados da pesquisa possibilitaram a construção de 2 categorias analíticas: 1- Infraestrutura e recursos didáticos disponíveis e seus reflexos para as aulas de Educação Física e 2- Estratégias de para minimização dos prejuízos da falta de materiais. Na primeira categoria se observou que todos os sujeitos entrevistados mencionaram que a infraestrutura e os recursos didáticos disponíveis na escola não são suficientes para a realização das aulas de Educação Física, trazendo prejuízo na aplicação dos conteúdos e tornando as aulas desinteressantes. Na segunda, observou-se que as estratégias utilizadas pelos professores para minimização dos prejuízos, pela falta de materiais, estão relacionadas à adaptação e compra de vários materiais, busca de recursos alternativos e produção de material a fim de garantir uma boa aula, com todo o conteúdo. Conclui-se que há uma necessidade premente de qualificação dos recursos materiais e de infraestrutura das escolas pesquisas, a fim de oportunizar melhoria no ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, minimizando a necessidade de improvisação e adaptação de materiais didáticos.


Palavras-chave


Infraestrutura; Materiais didáticos; Improvisação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________