RECURSOS DIDÁTICOS E DE INFRAESTRUTURA: REFLEXO SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MIGUEL ALVES-PI
Resumo
Os espaços adequados para as aulas de Educação Física são de suma importância para um bom desenvolvimento das aulas de Educação Física. O presente estudo teve como objetivo Analisar as condições de infraestruturas e disponibilidade de recursos didáticos para a realização das aulas de Educação Física e os reflexos nas aulas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa, onde foram feitas entrevistas com 04 professores de ensino fundamental, analisadas por meio da Análise Temática (MINAYO, 2014). Os resultados da pesquisa possibilitaram a construção de 2 categorias analíticas: 1- Infraestrutura e recursos didáticos disponíveis e seus reflexos para as aulas de Educação Física e 2- Estratégias de para minimização dos prejuízos da falta de materiais. Na primeira categoria se observou que todos os sujeitos entrevistados mencionaram que a infraestrutura e os recursos didáticos disponíveis na escola não são suficientes para a realização das aulas de Educação Física, trazendo prejuízo na aplicação dos conteúdos e tornando as aulas desinteressantes. Na segunda, observou-se que as estratégias utilizadas pelos professores para minimização dos prejuízos, pela falta de materiais, estão relacionadas à adaptação e compra de vários materiais, busca de recursos alternativos e produção de material a fim de garantir uma boa aula, com todo o conteúdo. Conclui-se que há uma necessidade premente de qualificação dos recursos materiais e de infraestrutura das escolas pesquisas, a fim de oportunizar melhoria no ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, minimizando a necessidade de improvisação e adaptação de materiais didáticos.
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