O RECREIO EM BRINCADEIRAS: A GESTÃO PARTICIPATIVA NO ENFRENTAMENTO ÀS INSTABILIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

Robson Guedes da Silva, Diogo Pedro da Silva Fernandes, Rafaela Soares Celestino

Resumo


Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da gestão escolar na atuação docente de pensar novas possibilidades pedagógicas frente aos desafios que cotidianamente se apresentam no espaço escolar. Busca igualmente perceber como as brincadeiras contribuem para o enfrentamento das instabilidades no referido espaço. Refletindo acerca dos processos que envolvem o/a gestor/a escolar e a construção de uma escola mais democrática, entende neste trabalho que emerge hoje uma nova perspectiva, a de perceber a gestão escolar não apenas como aquela que administra as demandas organizacionais da escola, mas sim como lugar de atuação pedagógica democrática que se lança a construir outras possibilidades de habitar o ambiente escolar. Se nutrindo de observação participante e oficinas pedagógicas, esta pesquisa apresentou como a escola pode através das brincadeiras combater as instabilidades que se apresentam na escola como desafios atuais, além também de apresentar a brincadeira não apenas como um momento, mas sim como potência pedagógica. 

Palavras-chave


Gestão Escolar; Brincadeiras; Recreio

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