PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PRÁTICA DO VOLEIBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MIGUEL ALVES/PI
Resumo
O presente artigo objetivou analisar a percepção de professores e alunos sobre a prática do voleibol nas aulas de Educação Física em escolas públicas da cidade de Miguel Alves/PI, considerando a importância, metodologia, recursos materiais e estruturas físicas. Caracterizou-se como pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2017, com três professores e três alunos de Educação Física do ensino fundamental. Utilizou-se roteiro de entrevista para a coleta de dados, composto de 4 perguntas abertas aos professores e 6 perguntas aos alunos, que foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados possibilitaram a construção de 7 categorias analíticas: Visão do professor sobre a aceitação da pratica de voleibol pelos alunos; Metodologia utilizada para ministrar as aulas; Importância da prática do voleibol; Materiais e estruturas físicas que a escola oferece; Como ocorrem as aulas; Interesse dos alunos e Importância do voleibol. Todos os sujeitos acreditam na importância da prática do voleibol, possibilitando a preparação do corpo e mente e a construção de valores humanos e sociais. Conclui-se que o voleibol é um esporte bem aceito e praticado, por alunos e professores nas escolas pesquisadas.
Palavras-chave
Educação Física; Metodologia de ensino; Voleibol.
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