LITERATURA SURDA: OS CONTOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS

Ivan Santos Oliveira, Derilene Pereira da Silva

Resumo


O presente estudo visa contribuir com a educação de alunos surdos através do incentivo aos contos literários, pois essas vivências não são realizadas na escola comum. O trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições dos contos literários para a aprendizagem na educação de alunos surdos, sabendo que estes aprendem de forma visual acreditando que as contações de histórias em Libras e vídeos despertam o interesse pela língua de sinais e favorecem a construção de identidades e da cultura surda. Utilizou-se como proposta metodológica uma pesquisa de campo no âmbito da abordagem qualitativa de caráter descritiva na cidade de Caxias-MA, onde foram utilizados livros audiovisuais Libras/Português e escolhidos 03 contos apresentados, seguido de explicações sobre a temática em Libras. Para coleta dos dados, usamos a observação sistemática, a entrevista semiestruturada e uma atividade de avaliação da aprendizagem.  A base teórica que norteou esse trabalho são as obras de Karnop (2006), Hall (2003), Skiliar (2005), Strobel (2009), Perlin (2008), Quadros (2006), Lei 10.436 de 22 de abril de 2002 e os contos: Patinho Surdo (2005), Cinderela Surda (2003), Rapunzel Surda (2003). Verificou-se que os alunos nunca tiveram acesso ao ensino da literatura surda na escola comum, eles não conheciam os contos que lhes foram apresentados. Outra questão observada é que os surdos não dominam a língua oral e que os professores na escola regente não se comunicam adequadamente com eles, mesmo assim pudemos constatar por intermédio da pesquisa a contribuição da literatura surda como estratégia de ensino para a aprendizagem do aluno surdo.


Palavras-chave


Literatura surda; contos; educação de surdos

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