EDUCAÇÃO ESPECIAL DOS SURDOS: O QUE DIZEM OS DOCENTES EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA/CE

Antonia Josiane de Sousa, Jáderson Cavalcante da Silva, Nágila Rabelo Lima

Resumo


A educação especial dos surdos no Brasil é processo recente tanto no que tange as legislações como nas ações que foram implantadas sobre a educação escolar. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções dos docentes sobre a inclusão de alunos surdos em uma escola pública de educação infantil no município de Itapipoca/CE. A fundamentação teórica está centrada, sobretudo, em autores como: Honora (2014), Lobato (2018), Loureiro e Viana (2018), bem como as legislações/resoluções, quais sejam Lei Nº 10.436; Decreto Nº 5.626 dentre outras. Os procedimentos metodológicos da pesquisa incluem uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, sendo que para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário a 5 professoras da educação infantil. Para a discussão e análise dos dados adotou-se uma análise de conteúdo segundo a concepção de Gomes (2002) a partir da técnica que circunscrevem a organização de categorias a fim de buscar a inferência da realidade. Os resultados mostraram, principalmente, que existem muitas dificuldades no processo de inclusão de crianças surdas no ambiente escolar.

Palavras-chave


Educação dos surdos; Educação Infantil; Libras

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