A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS PARA A AÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CE

Josiane de Souza Holanda, Jáderson Cavalcante da Silva, Nagila Rabelo de Lima

Resumo


A música é uma linguagem que promove uma aprendizagem significativa para as crianças na Educação Infantil brasileira. Nesse contexto, a referida pesquisa objetiva analisar os benefícios que o uso da música traz em uma escola pública, no município de Itapipoca/CE, a partir da ação realizada por três professoras, da Educação Infantil. O embasamento teórico está centrado, principalmente, em autores como: Ceron (2015); Gohn e Stavracas (2010) e outros. Os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo possuem finalidade pura, nível descritivo e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado a três professoras da Educação Infantil, sendo que seu processamento de análise seguiu a concepção de Bardin (2016) que trata sobre a análise de conteúdo, bem como foi mediada pelo ATLASti. 8. Os resultados mostram, sobretudo, que a música é compreendida como linguagem e forma, bem como contribui efetivamente para o processo de aprendizagem das crianças, desde que haja uma preocupação do docente em sala de aula no que consiste a articulação entre a ação docente e o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave


Música; Educação Infantil; Aprendizagem

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