Diálogo e jogo na hermenêutica gadameriana
Resumo
O presente escrito aborda perspectivas trazidas a nós por Gadamer com vistas a liberar a experiência da arte do âmbito restrito da subjetividade, o que, segundo este filósofo, pode ocorrer a partir da assunção de um tipo de experiência que pode ser tomado como verdade mesmo não estando restrito aos métodos das ciências naturais. Partindo desta prerrogativa, Gadamer lança mão da noção de jogo como experiência fora da centralidade subjetiva. Com este redirecionamento da experiência junto a arte, o fenômeno artístico pode aparecer como parte constitutiva da experiência existencial humana sem estar restrito às faculdades subjetivas, podendo fomentar um diálogo infinito e profícuo na lida compreensiva com nossas experiências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
GADAMER, Hans Georg. Hermenêutica da obra de arte. Seleção e tradução de Marco Antônio Casanova – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. p. 01.
GADAMER, Hans Georg. Verdade e método; tradução de Flávio Paulo Meurer. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v7i13.4883
DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v7i13.4883.g3130
Direitos autorais 2016 Pensando - Revista de Filosofia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
INDEXADA EM/INDEXED BY:
ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:
Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,
CEP 64.049-550, Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134 E-mail: revista.pensando@gmail.com
OUTROS LINKS:
ISSN 2178-843X