Fetichismo e regressão musicais em Theodor Adorno
Resumo
O objetivo do artigo é fazer uma análise do texto “Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição”, de Theodor W. Adorno, mostrando como a noção de fetiche permite ao autor delinear a auto-negação da música, tanto pela absorção do valor de uso pelo de troca, quanto pela infantilização do público, momento em que a pseudo-atividade demonstra uma vertiginosa acoplagem entre indivíduo e sociedade.
Palavras-chave
Theodor Adorno; fetichismo musical; regressão da audição; cultura de massa
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6447
DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6447.g4000
Direitos autorais 2018 Pensando - Revista de Filosofia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
INDEXADA EM/INDEXED BY:
ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:
Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,
CEP 64.049-550, Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134 E-mail: revista.pensando@gmail.com
OUTROS LINKS:
ISSN 2178-843X