Hermenêutica da Narrativa de Ficção: a Intriga como mediação do sentido

José Vanderlei Carneiro

Resumo


O conceito de intriga que tratamos neste artigo estar fundamentado numa epistemologia hermenêutica narratológica, que compreende a literatura disponível nos estudos contemporâneos, na qual se encontram as ciências da linguagem, tais como, filosofia da linguagem, linguística textual e hermenêutica de texto, que abordam os estudos da narrativa de ficção como estratégia de mediação do sentido do texto literário. Observaremos o que é específico de uma narrativa, no que diz respeito a sua ordem de composição como também sua efetivação pragmática a partir de uma metodologia demonstrativa por meio dos contos selecionados. Desta forma, desenvolveremos nosso propósito de investigação acerca do conceito em estudo. E, ainda, explicitar o conjunto das proposições que evidencia a construção do sentido expresso na relação constitutiva das ações quanto ao problema da compreensão do todo. Daí a necessidade da sistematização do conceito de intriga na narrativa de ficção.


Palavras-chave


hermenêutica, intriga, mediação e linguagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v4i8.918

Direitos autorais 2013 Pensando - Revista de Filosofia

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X