O processo de Avaliação é dividido em seis passos, que guiam o Avaliador durante o processo de Avaliação.
Passo 1
O Avaliador deve primeiramente informar o Editor de Seção se está disponível para avaliar a submissão. A decisão deve ser tomada depois de verficar se possui o conhecimento necessário para avaliar o conteúdo disponível, clicando no nome do arquivo no Passo 3 (geralmente o Resumo da submissão e possivelmente o texto completo, dependendo da política da revista).
Caso o Avaliador não estiver apto a realizar a Avaliação. O Avaliador que não estiver em condições de avaliar uma submissão deve clicar em "Indisponível para Avaliação", para notificar via e-mail que o Avaliador informe o Editor de Seção o motivo de sua indisponibilidade (tempo, conflito de interesses, etc.)
Caso o Avaliador esteja Disponível para Avaliação. O Avaliador disponível para avaliar uma submissão clica em "Disponível para Avaliação", notificando via e-mail o Editor de Seção de que assumiu a responsabilidade, e o sistema informará ao Editor de Seção e Autor, nas suas páginas de usuário, que o processo está em curso.
Passo 2
As Diretrizes para Avaliação foram preparadas pelos Editores da revista para garantir a publicidade do processo de Avaliação, documentando-a tanto quanto possível para Avaliadores e Autores.
Passo 3
O arquivo da submissão enviado pelo Autor, estará disponível ao Avaliador para baixar do site da revista para seu computador, clicando no nome do arquivo. O arquivo deverá ser salvo no computador, em uma pasta específica para fácil acesso posterior, e aberto, usando processadores de texto comuns como Word ou OpenOffice. Ele pode ser impresso ou lido na tela. Os Documentos Suplementares podem ser documentos úteis para o processo de avaliação, que o próprio Autor ou o Editor de Seção enviou para o sistema, como conjuntos de dados, instrumentos de pesquisa, textos fonte, formulário de avaliação, e outros.
Passo 4
O Avaliador prepara uma Avaliação da submissão, seguindo as Diretrizes para Avaliação da revista, em um processador de texto e depois copiando o texto produzido para a caixa de texto da Avaliação, ou criando o texto diretamente na caixa de texto da Avaliação, que é obtida clicando no ícone da Avaliação. O Avaliador pode inserir o texto todo de uma vez, ou em partes, salvando-o a cada vez. Desta forma, o Avaliador pode indicar na caixa de texto da Avaliação quais partes podem ou não ser compartilhadas com o Autor. Seguindo as restrições dos Avaliadores, se existir alguma, o Editor de Seção tem a opção de compartilhar as partes da Avaliação com o Autor.
Passo 5
O Avaliador tem a opção de enviar arquivos e disponibilizá-los para o Editor de Seção e/ou Autor, para complementar a Avaliação. Estes arquivos podem ser uma versão com notas da submissão ou algum dado relevante ou outro material que ajude o Editor e/ou Autor. Fica a critério do Editor se estes arquivos estarão disponíveis ao Autor, mas os Avaliadores podem certamente comentar sobre isso em suas Avaliações (Passo 4).
Passo 6
O Avaliador deve escolher uma Recomendação para a submissão dentre as seguintes opções: Aceitar, Aceitar com revisões, Submeter novamente para Avaliação, Submeter a outra Revista, Rejeitar, Ver Comentários. Quando o Avaliador clica em "Submeter Avaliação ao Editor", ele é direcionado para um e-mail preparado ao Editor de Seção, para que o Editor veja a Recomendação, Avaliação e qualquer arquivo enviado. O e-mail pode ser editado pelo Avaliador antes do envio.