Zuenir Ventura, jornalismo e ditadura militar: disputas em torno do “vazio cultural”
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a noção de “vazio cultural” formulada pelo jornalista Zuenir Ventura na década de 1970, bem como apontar as divergências e embates diante dessa interpretação do cenário da cultura no período da ditadura militar marcado pela censura e repressão. A ideia foi difundida em textos publicados na revista Visão, onde Zuenir atuou em dois períodos, antes e depois de ter sido preso, em dezembro de 1968. A partir dos enfoques metodológicos do historiador Robert Darnton (2010) a respeito do “circuito da comunicação”, busca-se compreender características da revista Visão e a repercussão do “vazio cultural”, principalmente, no meio acadêmico. A interpretação de Zuenir deve ser percebida em meio às lutas culturais do setor artístico brasileiro e como mais um rastro de potencial crítica aos grupos ligados à contracultura.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.131202414598
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