40 years of Nursing course at the Federal University of Piauí / 40 anos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes Nunes

Resumo


O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí completa 40 anos em 2013! A sua criação em 1973, como primeiro curso superior na área de enfermagem, representou um marco importante para o desenvolvimento da profissão e do sistema de saúde no Estado do Piauí.

A sua estrutura inicial funcionou no Departamento de Medicina Comunitária, como uma Coordenação criada em 1975, sob o direcionamento da Professora Doutora Lídya Tolestenko Nogueira. Em 1977 foi instituído o Departamento de Enfermagem, sob a direção da Professora Maria José Rodrigues de Morais, que logo fez a sua instalação em prédio próprio no Campus Universitário. Desde então, o mesmo constitui-se em uma referencia para o ensino superior de enfermagem, por onde passaram ilustres personagens, que se dedicaram ao ensino da profissão.

Com o inicio da pós-graduação stricto sensu no Brasil, Na década de 70, um grupo de professoras foi para o Rio de Janeiro e posteriormente outro para São Paulo, com a finalidade de realizar o curso de mestrado. Esse fato demonstra a preocupação, desde cedo, das docentes em se prepararem para desenvolver o ensino.

Na década de 80, considerando os movimentos de mudança no sistema de saúde, surgiu a necessidade de oferecer cursos de pós-graduação lato Sensu, para os alunos egressos e a comunidade de profissionais da área da saúde. A partir de então foram ofertados cursos de especialização em saúde publica, saúde da família, saúde da mulher, cujos profissionais egressos contribuíram com a implantação das políticas publicas de saúde no Estado.

Nos anos 90, com os ventos da democracia no país e as mudanças no ensino e na saúde, os professores buscaram a sua qualificação por meio de convênios com a Escola de Enfermagem Anna Nery, em que foi possível titular em mestrado e doutorado a maioria dos docentes permanentes.

Ao rememorar sua trajetória pontua-se que, por mais de duas décadas, foi o único curso superior de enfermagem no Estado a contribuir para a formação do quadro de enfermeiras, do sistema de saúde público e privado.

Reitera-se que, nesses quarenta anos, os serviços de saúde colaboraram com o ensino no curso de graduação em enfermagem, seja nos hospitais de referencia, hospitais de urgência, filantrópicos, psiquiátricos, centros de saúde, centro de idosos  como em outros serviços da comunidade, onde propiciaram aos seus usuários o cuidado de enfermagem com respeito à dignidade humana.

Em 2007, a graduação em enfermagem encontrava-se consolidada e como resultado do esforço de titulação docente e a demanda crescente de profissionais para a pós-graduação stricto sensu teve inicio o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem, aprovado pela CAPES, significando mais uma contribuição, dos que compõem o curso para o crescimento dos ex-alunos, como também para os demais enfermeiros do Estado do Piauí e estados vizinhos.

Após tantas vitórias e com a maturidade conquistada, adveio a necessidade de criar um periódico com propósito de divulgar o conhecimento produzido pela enfermagem. Assim, em 2012 foi criada a Revista de Enfermagem da UFPI.

Reafirmamos que as conquistas foram muitas nesses quarenta anos, no entanto os desafios são ainda maiores para o amanhã! Que venham mais quarenta anos! Parabéns ao Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí!


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.1041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: