Profile of children with diarrhea in a public hospital / Perfil sociodemográfico das crianças internadas com diarreia em hospital público.

Géssyca Rahyane Soares de Sousa, Edina Araújo Rodrigues Oliveira, Luisa Helena Oliveira Lima, Anna Klara Alves da Silva, Laura Maria Feitosa Formiga, Silvana Santiago da Rocha

Resumo


OBJETIVO: Conhecer o perfil sociodemográfico das crianças que foram internadas com diarreia em hospital público no município de Picos - PI. METODOLOGIA: Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado com 30 crianças hospitalizadas com diarreia. RESULTADOS: Os pacientes apresentaram média de idade de 27,03 meses (±21,115). A mãe teve destaque como responsável pelos cuidados destinados as crianças, representando 93,3% da amostra. Apenas 50% dos cuidadores afirmaram que receberam algum tipo de orientação por parte de profissionais de saúde a respeito de como cuidar da criança com diarreia. Em relação à água consumida, a maioria era sem tratamento correspondendo a 70% da amostra. CONCLUSÃO: Assim, é importante que haja maior consciência de que é preciso mudar, inovar e avançar nas questões referentes à prevenção das doenças, para que seja possível proporcionar mudanças nos indicadores de saúde, necessitando também reflexões sobre o relacionamento e a comunicação entre os profissionais de saúde, em particular dos enfermeiros, que atendem direta e permanentemente os cuidadores. Há necessidade de que a comunidade seja envolvida, não apenas como alvo de informação, mas discutindo a sua responsabilidade de buscar alternativas por um eficaz trabalho preventivo, preservando seus valores culturais, em especial aqueles relacionados à saúde da criança.

Descritores: Diarreia infantil. Hospitalização. Cuidados de Enfermagem. Criança.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i2.1049

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: