Development of educational technology for the prevention of STD/HIV/AIDS from the theory of Madeleine Leininger / Desenvolvimento de tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/Aids a partir da teoria de Madeleine Leininger
Resumo
Objetivo: O estudo objetivou relatar a experiência de desenvolvimento de tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/aids a partir da teoria de Madeleine Leininger. Métodos: A experiência foi desenvolvida em quatro etapas: identificação da idéia, composição do conflito, seleção das personagens, determinação da ação dramática, determinação do tempo dramático e elaboração da unidade dramática. Resultados: As participantes adquiriram conhecimento acerca do conceito de DST, das formas de contaminação, da vulnerabilidade de casais em união estável, das diferenças de vulnerabilidade entre homens e mulheres, e dos meios para obtenção do diagnóstico. Foi verificado desenvolvimento de atitude de realizar periodicamente exames diagnósticos e de usar camisinha como método de prevenção. Conclusão: O uso de tecnologias educativas pôde despertar o repensar sobre a vivência da saúde sexual e reprodutiva a partir das vulnerabilidades percebidas. Conclui-se que o vídeo educativo desenvolvido constitui tecnologia de impacto na prevenção de DST/HIV/aids. Considerando o caráter transcultural do cuidado de enfermagem, recomenda-se a realização de experiências semelhantes com diferentes grupos culturais.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1074
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexada em: