Development of educational technology for the prevention of STD/HIV/AIDS from the theory of Madeleine Leininger / Desenvolvimento de tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/Aids a partir da teoria de Madeleine Leininger

Leilane Barbosa de Sousa, Nilza Maria de Abreu Leitão, Ana Karina Bezerra Pinheiro, Maria Lúcia Duarte Pereira, Régia Christina Moura Barbosa, Maria Adelane Monteiro da Silva

Resumo


Objetivo: O estudo objetivou relatar a experiência de desenvolvimento de tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/aids a partir da teoria de Madeleine Leininger. Métodos: A experiência foi desenvolvida em quatro etapas: identificação da idéia, composição do conflito, seleção das personagens, determinação da ação dramática, determinação do tempo dramático e elaboração da unidade dramática. Resultados: As participantes adquiriram conhecimento acerca do conceito de DST, das formas de contaminação, da vulnerabilidade de casais em união estável, das diferenças de vulnerabilidade entre homens e mulheres, e dos meios para obtenção do diagnóstico. Foi verificado desenvolvimento de atitude de realizar periodicamente exames diagnósticos e de usar camisinha como método de prevenção. Conclusão: O uso de tecnologias educativas pôde despertar o repensar sobre a vivência da saúde sexual e reprodutiva a partir das vulnerabilidades percebidas.  Conclui-se que o vídeo educativo desenvolvido constitui tecnologia de impacto na prevenção de DST/HIV/aids. Considerando o caráter transcultural do cuidado de enfermagem, recomenda-se a realização de experiências semelhantes com diferentes grupos culturais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1074

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: