Health education: a strategy of confrontation and violence prevention with adolescents in a school community / Educação em saúde: estratégia de enfrentamento e prevenção da violência com adolescentes de uma comunidade escolar

Viviane Gallon Mendonça, Bruna Zanon, Stefani Nascimento Sanini, Marluci Spagnol, Josiane Mariani, Marta Cocco da Costa, Ethel Bastos da Silva

Resumo


Objetivo: o estudo relata a experiência de educação em saúde com a temática violência escolar, por meio da metodologia problematizadora tendo como cenário uma escola pública de um município do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Metodologia: os dados foram coletados por meio de seis oficinas pedagógicas realizadas com 13 alunos estudantes do primeiro ano do ensino médio nos meses de março a novembro de 2012. Resultados: os temas geradores/abordados foram: tipos de violência e ações de paz; limites e respeito; drogas, violência nas ruas e violência nas favelas; protagonismo de paz na escola e confraternização. Conclusões: a pedagogia problematizadora foi vivenciada pelos alunos num movimento de pensar e agir diante da realidade existencial com a temática violência escolar e observou-se maior comprometimento com ações propulsoras da cultura da paz.

Descritores: Educação em Saúde. Enfermagem. Violência.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1258

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: