The internationalization of nursing research: a path to be followed / A internacionalização da pesquisa em enfermagem: um caminho a ser trilhado

Maria do Livramento Fortes Figueireido

Resumo


São evidentes na contemporaneidade os avanços e a expansão da produção científica em Enfermagem no Brasil, fato decorrente do crescimento dos programas de pós-graduação e dos incentivos cada vez mais precoce à iniciação científica nas universidades brasileiras, assim aconteceu com a enfermagem piauiense, especialmente, no âmbito da Universidade Federal do Piauí.

A partir de 2007 com a implantação do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem segue-se de forma evolutiva e crescente o fortalecimento das linhas de pesquisa, como a ampliação da produção científica, tanto na graduação, pela via dos projetos de iniciação científica, nos trabalhos de conclusão de curso e nos intercâmbios do ciências sem fronteiras, como na pós-graduação por meio dos projetos de pesquisa do corpo docente vinculados aos grupos de estudo, muitos destes financiados pelos órgãos de fomento, e nos estudos desenvolvidos pelos mestrandos em suas dissertações de mestrado.

Esta produção científica crescente tem buscado difusão nos diversos periódicos nacionais e internacionais conquistando um significativo número de publicações internacionais, além das apresentações dos trabalhos científicos tanto por docentes, como discentes em eventos fora do país.

Como uma estratégia de divulgação de conhecimento criou-se em junho de 2011 a Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí - REUFPI com periodicidade trimestral, publicando neste número a sua 6ª edição. A REUFPI encontra-se indexada nas bases de dados: Sumários.org, Latindex, Diadorim e Cuiden.

Estes resultados positivos apontam para os desafios que a enfermagem brasileira e piauiense tem pela frente, decorrentes da globalização da educação superior, que requisita a mobilidade interinstitucional entre os grupos de pesquisa por meio da cooperação científica e tecnológica em estudos internacionais, especialmente, junto a instituições de reconhecido mérito acadêmico.

O alcance destas metas implica na necessidade de superação de alguns obstáculos que estão postos para enfermagem brasileira, quais sejam: os desafios da proficiência de outra língua, especialmente, o inglês como linguagem oficial da comunicação científica, além da maior clareza metodológica e teórica das investigações, e dos consequentes resultados e contribuições para prática assistencial.

O processo de internacionalização da produção científica exige um padrão de qualidade de conhecimentos novos, bem como, a profissionalização e o financiamento da editoração científica, para que os periódicos nacionais alcancem a reconhecida qualidade e o elevado fator de impacto das bases de indexação internacionais.

Diante do exposto, evidencia-se que a internacionalização é um caminho a ser trilhado pela enfermagem enquanto, ciência. Porém, esta meta somente será alcançada pelo fortalecimento e qualificação da produção científica nacional, pela formação de enfermeiros pesquisadores, que sejam sujeitos ativos, inovadores, desbravadores e produtores de novos conhecimentos que atendam os requisitos das publicações internacionais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1333

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: