Nursing process applied to a patient undergoing hysterectomy: experience report / Processo de enfermagem aplicado a paciente submetida à histerectomia: relato de experiência / Proceso de enfermería aplicado aun paciente que experimenta la histerectomía..

Ruth Cardoso Rocha, Maria Augusta Rocha Bezerra, Janaine Cardoso Rocha, Nadja Milena Cardoso Rocha, Cristiano Batista Gonçalves, Anna Rosa da Silva Cardoso

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência da execução do processo de enfermagem no pré e pós-operatório de uma paciente submetida à histerectomia total. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o cuidado de enfermagem prestado a paciente com diagnóstico de miomatose uterina em hospital público de Floriano-Piauí utilizando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)baseada na Teoria de Wanda Horta. Resultados: O estudo revelou que a paciente possuía algumas dependências no pré-operatório como ansiedade e falta de conhecimento acerca da cirurgia. Ao fornecer informações claras sobre o processo cirúrgico e esclarecer dúvidas percebeu-se maior confiança e menos temor da paciente ante ao procedimento a ser realizado. No pós-operatório foram observadas algumas necessidades psicobiológicas, psicossocial e de autoimagem manifestada. A manutenção do relacionamento terapêutico no pós-operatório fortaleceu o vínculo já estabelecido e aliviou sentimentos negativos reconhecidos no pré-operatório. Conclusão: A implementação da teoria na prática através da utilização da SAE garante atenção adequada e proporciona assistência integral permitindo melhor qualidade dos cuidados prestados e resolubilidade dos problemas.

Descritores: Cuidados de enfermagem. Processo de enfermagem. Teoria de enfermagem. Histerectomia.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.1879

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: