Clinical and demographic characteristics of patients on mechanical ventilation in the intensive careunit / Perfil clínico-epidemiológico de pacientes em ventilaçãomecânica internadosem unidade de terapia intensiva / Perfil clínico-epidemiológico de pac..

Elizabeth Mesquita Melo, Ariane Moreira Maia dos Santos, Felícia Maria Matias Silveira, Raiany Leite Souza Sombra, Rafaella Lemos Alves, Violeta Frota Lima

Resumo


Objetivo: analisar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes em uso de ventilação mecânica internados em unidade de terapia intensiva.Métodos: estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em duas unidades de terapia intensiva, Fortaleza-Ceará, com 86 pacientes. Dados coletados a partir dos prontuários dos pacientes, de abril a julho de 2014,analisados por meio da estatística descritiva, expostos em figuras e tabelas.Estudo baseado na Resolução 466/12, aprovado com parecer no. 037/2011.Resultados: observou-se predominância do sexo masculino (62,8%) e média de idade de 54,27 anos. Quanto ao diagnóstico médico, o mais evidenciado foi a aids (32,55%), seguida das pneumopatias (18,63) e da insuficiência respiratória (11,62%). Em relação ao dispositivo utilizado para a conexão do paciente ao ventilador mecânico, 82,6% utilizou tubo orotraqueal. Mais da metade dos pacientes utilizou drogas vasoativas (54,65%), sendo a noradrenalina a mais usada. Referente ao uso de sedação e/ou analgesia, mais da metade utilizou as duas classes de drogas em conjunto. A avaliação neurológica dos pacientes foi realizada na maioria das vezes por meio da Escala de Ramsay, compontuação média de 5,16. Conclusões:o estudo possibilitou a caracterização dos pacientes em uso de ventilação mecânica, contribuindo para a qualificação da assistência.

Descritores: Ventilação mecânica. Unidades de terapia intensiva.Enfermagem.


Palavras-chave


Ventilação mecânica. Unidades de terapia intensiva. Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.3599

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: