Victims of trauma by motorcycle accident attended in urgency mobile service / Vítimas de trauma por acidente de moto atendidas em serviço móvel de urgência / Victimas de trauma por accidente de moto atendidas en servicio móvil de..

Fabiano da Silva, Adilson Adair Boes, Daniele Delacanal Lazzari, Juliano de Amorim Busana, Eliane Regina Pereira Nascimento, Walnice Jung

Resumo


Objetivo: caracterizar os acidentes motociclísticos e analisar o perfil das vítimas de trauma envolvidas neste evento, socorridas por um serviço público de atendimento pré-hospitalar. Metodologia: estudo retrospectivo, com abordagem quantitativa, baseado nos boletins de atendimentos registrados de janeiro a junho de 2012, em uma cidade do Estado do Rio Grande do Sul. Analisaram-se variáveis referentes aos acidentados e ao atendimento pré-hospitalar inicial como sexo, idade, sinais vitais, natureza das lesões, desfecho, encaminhamento, horário/local de ocorrência, tipo de acidente e socorro prestado. Utilizou-se análise descritiva, bivariada e multivariada. Resultados: da amostra de 595 boletins, emergiu o seguinte perfil: predomínio de vítimas do sexo masculino, adulto jovem, em idade reprodutiva. Nos dias úteis e na zona urbana predominam mais casos. Houve relação do horário das ocorrências com a ida e a volta do trabalho. Prevaleceram os ferimentos corto contusos e escoriações, envolvendo lesões de menor gravidade na cabeça e fraturas expostas em membros. Conclusão: o acidente de motocicleta é um fenômeno multifacetado e que envolve fatores de variada natureza em sua gênese. Evidencia-se que a prevenção deste tipo de acidente necessita de abordagem intersetorial, multidisciplinar, com intervenção em aspectos sociais muito além da educação, fiscalização e engenharia de tráfego.

Descritores: Ferimentos e lesões; Acidentes; Motocicleta; Serviços Médicos de Emergência.

 


Palavras-chave


Ferimentos e lesões; Acidentes; Motocicleta; Serviços Médicos de Emergência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4406

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: