Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors/ Contribuições do Projeto de Intervenção como ferramenta educativa no Programa Mais Médicos/ Contribuciones del Proyecto de Intervención como una herramienta educativa..

José Jeová Mourão Netto, Natália Frota Goyanna, Ana Egliny Sabino Cavalcante, Antonia Regynara Moreira Rodrigues, Maria Aparecida Sousa Vasconcelos, Otávia Cassimiro Aragão

Resumo


Objetivo: sistematizar as vivências com o uso do Projeto de Intervenção como ferramenta educativa. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo, tratando-se de um Relato de Experiência ancorado no referencial de Holliday para sua sistematização, no contexto da orientação e implementação de Projetos de Intervenção por médicos discentes da Especialização em Saúde da Família, no contexto do Programa Mais Médicos, em 2014 e 2015. Resultados: ao todo, foram 32 projetos orientados, em 12 municípios distintos do interior do Ceará. Dificuldades têm sido apresentadas pelos orientadores e educandos quanto ao entendimento do Projeto de Intervenção como estratégia educativa. A aplicação desta ferramenta está ancorada nos princípios da integração ensino-serviço-comunidade. Considerações finais: a literatura científica tem se mostrado escassa quanto a experiências e referenciais que discutam o Projeto de Intervenção. Como ferramenta educativa, se mostrou potente para contribuir com mudanças paradigmáticas na formação e do modelo de atenção. A formação médica ainda carece de estratégias inovadoras que subsidiem a transformação do modelo de formação.


Palavras-chave


Educação de Pós-graduação em Medicina; Atenção Primária à Saúde; Saúde Pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5088

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: