Quality of life and welfare of nursing university students: integrative review / Qualidade de vida e bem-estar dos estudantes universitários de enfermagem: revisão integrativa / Calidad de vida y bienestar de los estudiantes de enfermería...

Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Hidelkarla Sales de Santana, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Girlene Ribeiro da Costa, Márcia Astrês Fernandes

Resumo


Objetivo: realizar busca de publicações científicas nas bases de dados sobre a qualidade de vida e o bem-estar do estudante universitário de enfermagem; descrever e analisar as perspectivas enfocadas na literatura. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura. Foram selecionados vinte e três estudos publicados entre 2010 e 2014, nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line e o Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Observou-se que a qualidade de vida e o bem-estar encontram-se moderadamente bem na avaliação dos estudantes de enfermagem avaliados nos estudos, e que apesar dos estressores decorrentes do curso, os estudantes resolvem as situações estressantes com algumas técnicas de relaxamento e enfrentamento, mas também recorrendo ao uso de álcool e fumo. Os instrumentos utilizados nos estudos: WHOQOL-BREF, Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Estresse Percebido. Conclusão: identificadas depressão, insônia, estresse e cansaço, decorrentes da vida acadêmica. Desse modo, importante às instituições e docentes estarem atentos para reconhecer precocemente os indicativos multidimensionais que afetam a qualidade de vida e o bem-estar dos seus estudantes, e implementar medidas preventivas.

Palavras-chave


qualidade de vida; enfermagem; estudantes de enfermagem; educação em enfermagem.

Texto completo:

PDF

Referências


Maia MFM, Lima CAG, Miranda NETO JT, Silva JR, Campos LR. Autoestima e bem estar em pessoas com idades dos 18 aos 20 anos. Motricidade. 2012; 8 (2): 1076-80. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273023568136

Gomes KK, Sanchez HM, Sanchez EGM, Sbroggio Júnior AL, Arantes Filho WM, Silva LA, et al. Qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho em docentes da saúde de uma instituição de ensino superior. Rev Bras Med Trab. 2017; 15 (1):18-28 Disponível em http://www.rbmt.org.br/how-to-cite/210/pt-BR

World Health Organization. Annotated Bibliography of the WHO. Quality of Life Assessment Instrument-WHOQOL. Geneva: WHO; 1998. Disponível em: http://depts.washington.edu/seaqol/docs/WHOQOL_Bibliography.pdf.

Woyciekosk C, Natividade JC, Hutz CS. As contribuições da personalidade e dos eventos de vida para o bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2014; 30 (4): 401-409. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v30n4/v30n4a05.pdf

Silveira RCP, Ribeiro IKS, Teixeira LN, Teixeira GS, Melo JMA, Dia SF. Bem-estar e saúde de docentes em instituição pública de ensino. Rev enferm UFPE on line. 2017; 11(Supl. 3): 1481-8. Disponível em http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/10317

Noronha APP, Martins DF, Campos RRF, Mansao CSM. Relaciones entre afectos positivos y negativos y los cinco factores de personalidad. Estud. psicol. (Natal). 2015; 20 (2): 92-101. Disponível em http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20150011.

Coleta JAD, Lopes JEF, Coleta MFD. Felicidade, bem-estar subjetivo e variáveis sociodemográficas, em grupos de estudantes Universitários. Psico-USF. 2012; 17 (1): 129-39. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036088014

Cunha M, Duarte J, Sandré S, Sequeira C, Castro-Molina FJ, Mota M.et al. Bem-estar em estudantes do ensino superior. Rev. Millenium. 2017; 2ed (esp nº2): 21-38. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318929093

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17 (4): 758-64. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Paixão WL, Gouvéia MTO, Costa RS, Robazzi MLCC, Torres CRD, Avelino FVSD. Jornada de trabalho e saúde dos profissionais de enfermagem: revisão integrativa. Rev Enferm UFPI. 2013; 2 (3): 78-82. Disponível em http://www.ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/940/pdf

Cha NH, Sok SR. Depression, self-esteem and anger expression patterns of Korean nursing students. International Nursing Review. 2014; (61): 109–115. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24308513

Benavente SBT, Silva RM, Higashi AB, Guido LA, Costa ALS. Influência de fatores de estresse e características sociodemográficas na qualidade do sono de estudantes de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48 (3): 514-20. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n3/pt_0080-6234-reeusp-48-03-514.pdf

Chernomas WM, Shapiro C. Stress, Depression, Anxiety, and anxiety among undergraduate nursing students. International Journal of Nursing Education Scholarship. 2013; 10 (1): 255–66. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24200536

Moreira DP, Furegato ARF. Stress and depression among students of the last semester in two nursing courses. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013; (21): 155-162. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000700020

Tuomi J, Aimala AM, Plazar N, Starčic AI, Žvanut B. Students' well-being in nursing undergraduate education. Nurse Education Today. 2013; (33): 692–697. Disponível em http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2013.02.013

Bampi LNS, Baraldi S, Guilhem D, Pompeu RB, Campos ACO. Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(1): 125-32. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/26569/26047

Yildirim Y, Kilic SP, Akyol AD. Relationship between life satisfaction and quality of life in Turkish nursing school students. Nursing and Health Sciences. 2013; (15): 415-422. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23336720

Prado JM, Kurebayashi LFS, Silva MJP. Eficácia da auriculoterapia na redução de ansiedade em estudantes de enfermagem. Revista Escola de Enfermagem USP. 2012; 46 (5): 1200-6. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000500023

Prado JM, Kurebayashi LFS, Silva MJP. Eficácia da auriculoterapia para diminuição de estresse em estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012; 20 (4): 727-735. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000400013

Gervásio SMD, Kawaguchi LYA, Casalechi HL, Carvalho RA. Análise do estresse em acadêmicos de Enfermagem frente ao primeiro estágio da grade curricular. Journal of the Health Sciences Institute. 2012; 30 (4): 331-5. Disponível em http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2012/04_out-dez/V30_n4_2012_p331a335.pdf

Kantek F, Kazanc G. An analysis of the satisfaction levels of nursing and midwifery students in a health college in Turkey. Contemporary Nurse. 2012; 42 (1): 36–44. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23050570

Shaban IA, Khater WA, Akhu-Zaheya LM. Undergraduate nursing students’ stress sources and coping behaviours during their initial period of clinical training: A Jordanian perspective. Nurse Education in Practice. 2012; (12): 204-209. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22281123

Souza IMDM, Paro HBMS, Morales RR, Pinto RMC, Silva CHM. Qualidade de vida relacionada à saúde e sintomas depressivos de estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012; 20 (4): 736-743. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000400014

Barraza CG, Moreira LO. Factores relacionados a la calidad de vida y satisfacción en estudiantes de enfermería. Ciencia y EnfermerIa XVIII. 2012; (3): 111-9. Disponível em http://www.scielo.cl/pdf/cienf/v18n3/art_11.pdf

Yamashita K, Saito M, Takao T. Stress and coping styles in Japanese nursing students. International Journal of Nursing Practice. 2012; (18): 489–496. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23009378

Chan MF, Creedy DK, Chua TL, Lim CC. Exploring the psychological health related profile of nursing students in Singapore: a cluster analysis. Journal of Clinical Nursing. 2011; (20): 3553-60. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21812850

Arronqui GV, Lacava RMVB, Magalhães SMF, Goldman RE. Percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida. Acta Paul Enferm. 2011; 24 (6): 762-5. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000600005

Oliveira BM, Mininel VA, Felli VEA. Qualidade de vida de graduandos de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2011; 64 (1): 130-5. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100019

Timmins F, Corroon AM, Byrne G; Mooney B. The challenge of contemporary nurse education programmes. Perceived stressors of nursing students: mental health and related lifestyle issues. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing. 2011; (18): 758–66. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21985678

Christensson A, Runeson B, Dickman PW; Vaez M. Change in depressive symptoms over higher education and professional establishment – a longitudinal investigation in a national cohort of Swedish nursing students. BMC Public Health. 2010; (10): 343. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2905329/

Furegato ARF, Santos JLF, Silva EC. Depressão entre estudantes de dois cursos de enfermagem: autoavaliação da saúde e fatores associados. Rev Bras Enferm. 2010; 63 (4): 509-16. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n4/02.pdf

Phum ET, Santos CB. El consumo de alcohol y el estrés entre estudiantes del segundo año de enfermeira. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2010; (18): 496-503. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692010000700003

Amaducci CM, Mota DDFC, Pimenta CAM. Fadiga entre estudantes de graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44 (4): 1052-8. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000400028




DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.6074

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: