Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência
Resumo
A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira
disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do
conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alAunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes.
Descritores: Enfermagem. Educação superior. Ensino.
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PDFDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715
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