Sociodemographic and behavioral profile of teens pregnant of a reference maternity / Perfil sociodemográfico e comportamental de gestantes adolescentes de uma maternidade de referência / Perfil de las mujeres embarazadas sociodemográficas y comportamiento de un adolescentes de maternidad..

Kerolaynne Cardoso Vieira Sabino, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Milena France Alves Cavalcante, Inez Sampaio Nery, Priscila Cavalcante Lima

Resumo


Objetivo: analisar o perfil sociodemográfico e comportamental das gestantes adolescentes de uma maternidade de referência. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e do tipo corte transversal, realizado em uma maternidade pública estadual localizada em uma capital do nordeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu em junho e julho de 2015, mediante formulário estruturado, aplicado a 31 adolescentes, que realizavam pré-natal de Alto risco na Maternidade referida, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com parecer 1.028.570. Resultados: segundo os aspectos sociodemográficos e comportamentais, observou-se predominância de adolescentes gestantes em união estável (54,8%), tinham ensino fundamental incompleto (54,8%), com renda familiar de até 01 salário mínimo (51,6%), procedentes de Teresina (64,5%), que iniciou a vida sexual entre 11 e 14 anos de idade (51,6%), que teve um parceiro sexual (41,9%) e que utilizavam métodos contraceptivos (80,6%). Conclusão: dentre os fatores sociodemográficos das adolescentes, os mais representativos foram: a idade materna, escolaridade e renda familiar. A caracterização comportamental é permeada por um início precoce das atividades sexuais, associado com uso incorreto de métodos contraceptivos.

Descritores: Gravidez na Adolescência. Gravidez de Alto Risco. Enfermagem Obstétrica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8210-17

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: