Education and health: an experience report on the family health strategy / Educação e saúde: um relato de experiência vivenciada na estratégia de saúde da família / Educación y salud: un relato de experiencia..

Kellya Rhawyllssa Barros Luz, Luisa Helena de Oliveira Lima

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência vivenciada nas atividades de educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência acerca do trabalho de educação em saúde ao longo do ano, na escola e comunidade. Inicialmente foi realizada reunião de trabalho com profissionais da Estratégia de Saúde da Família e do Núcleo Ampliado à Saúde da Família. Seguida da divisão de tarefas e execução das mesmas através de exposição oral dialogada e dinâmicas na escola e comunidade. Por fim avaliação, sendo destacados pontos positivos e negativos para aperfeiçoamento subsequente. Resultados: Percebe-se que as ações em saúde executadas atingem seu ápice na satisfação do usuário em participar de forma ativa no processo educacional, com a criação do vínculo e a confiança no profissional. Por conseguinte percebido aumento na procura ao serviço de saúde seja para realização de consultas ou especificamente para condução de dúvidas frequentes. Considerações finais: Por mais simples que sejam as atividades educativas, com exposição dialogada, essas surtem efeito na vida dos escolares e na comunidade, contribuindo para a construção e o aprimoramento do saber-fazer no tocante ao ensinar-aprender, promovendo saúde.

Descritores: Educação em Saúde. Promoção da saúde. Atenção Primária. 


Texto completo:

PDF

Referências


Oliveira, H. M.; Gonçalves, M. J. F. Educação em saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 57, n. 6, p. 761-763, 2004.

Beserra, E. P, Torres C. A, Pinheiro P. N. C, Alves, N. D. S, Barroso, M. G.T. Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciências Saúde Coletiva, 2011; 16(supl. 1): 1563-70.

Oliveira, J. M. A; Oliveira, M. C. M. Educação em saúde: do campanhismo à saúde da família. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congresso/cbhe4/individuais-coautorais/eixo05/Joseane%20Maria%20Andrade%20Mouzinho%20de%20Oliveira%20Maria%20Cecilia%20M.pdf >. Acesso em: 16 de Jun.2009.

Brasil. Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde).

Costa, H. A .A Educação que produz saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/a_educacao_que_produzsaude.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2009.

Gubert, F. A. et al. Tecnologias educativas no contexto escolar: estratégia de educação em saúde em escola pública de Fortaleza-CE. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 165-172, 2009. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 2015.

Barbosa, L. A. et al. A educação em saúde como instrumento na prevenção de parasitoses. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 22, n. 4, p. 272- 278, 2009. Disponível em: Acesso em: 28 jan. 2015.

Souza, A. C. et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v.26, n.2, p.147-53, ago. 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. e-SUS Atenção Básica : manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada : CDS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria-Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Kanaane, R. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Publicação original 1996.

MACIEL, E. L. N. et al. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 389-396, 2010.

Leal, Loislayne Barros et al. Intervenção educativa realizada com hipertensos de uma Estratégia Saúde da Família. Revista de Enfermagem da UFPI. Teresina, 2016 Jul-Set; 5 (3): 67-71.




DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp65-69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: