Association between stress and socioeconomic characteristics in college students / Associação entre estresse e características socioeconômicas em estudantes universitários / Asociación entre estrés y características socioeconómicas en estudiantes universitários
Resumo
Objetivo: Verificar a existência de associação entre o nível de estresse e características socioeconômicas em estudantes universitários de uma instituição de ensino superior do Piauí, Brasil. Metodologia: Estudo transversal, quantitativo, realizado com 322 universitários de uma Instituição de Ensino Superior pública sediada em Floriano-Piauí, entre os meses de março e maio de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio da Escala de Estresse Percebido e em seguida analisados a partir do programa SPSS 2.0. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: Destaca-se que 16,15% dos acadêmicos apresentaram níveis de estresse elevado. Destes, as mulheres foram as mais acometidas (19,6%), a idade mais prevalente estava abaixo de 30 anos (87,3%), com companheiros afetivos (19,0%), adeptos de alguma religião (16,8%), residência fixa em Floriano (17,4%) e portadores de alguma doença (19,5%). Os alunos de Enfermagem apresentaram maior estresse elevado (22,6). Conclusão: Identificou-se parcela considerável de acadêmicos com percepção elevada de estresse, indicando que os universitários constituem um grupo de risco para o estresse, sendo as mulheres, aquelas com maiores chances de apresentarem estresse em níveis elevados.
Descritores: Estresse Psicológico. Avaliação em Saúde. Estudantes.
Texto completo:
PDFReferências
World Health Organization (WHO). Mental health: facing the challenges, building solutions. Report from the WHO European Ministerial Conference. Copenhagen, Denmark: WHO Regional Office for Europe; 2005. [Acessado em: 10 Jun. 2019]. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0008/96452/E87301.pdf
Lucassen PJ, Pruessner J, Sousa N, Almeida OF, Dam AMV, Rajkowska G, et al. Neuropathology of stress. Acta neuropathologica [internet]. 2014; 127(1): 109-35. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00401-013-1223-5
Durigon M, Trentin MS, Silva SO, De Carli JP, Neves M. Líquen plano oral: reconhecendo a doença e suas características básicas. Salusvita [internet]. 2015; 34(1): 99-108. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000400002
Cohen S, Janicki-Deverts D. Quem está estressado? Distribuições de estresse psicológico nos Estados Unidos em amostras probabilísticas de 1983, 2006 e 2009. Journal of applied social psychology [internet]. 2009; 42(6): 1320-34. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.appet.2011.11.028
Penaforte FRO, Matta NC, Japur CC. Associação entre estresse e comportamento alimentar em estudantes universitários. Demetra [internet]. 2016; 11(1): 225-37. Disponível em: https://doi.org/10.12957/demetra.2016.18592
Campos EAR, Kuhl MR, De Andrade SM, Stefano SR. Análise dos níveis de estresse em formandos de administração e ciências contábeis de uma universidade pública. Rev. Gestão & Conexões [internet]. 2016; 5(1): 121-40. Disponível em: https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12066.121-140
Mello RDC, Reis LB, Ramos FP. Estresse em profissionais de enfermagem: importância da variável clima organizacional. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia [internet]. 2018; 11(2): 193-207. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110202
Rovida TAS, Sumida DH, Santos AS, Moimaz SAS, Garbin CAS. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia. Revista da ABENO [internet]. 2015; 15(3): 26-34. Disponível em: http://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.193
Murakami K, Panúncio-Pinto MP, Dos Santos JLF, De Almeida, LET. Estresse psicológico em estudantes de cursos de graduação da área da saúde. Revista de Medicina [internet]. 2019; 98(2): 108-13. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p108-113
Lima RLD, Soares MEC, Prado SND, Albuquerque GSCD. Estresse do estudante de medicina e rendimento acadêmico. Rev. bras. educ. méd. [internet]. 2016; 40(4): 678-84. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01532015
Cestari VRF, Barbosa IV, Florêncio RS, Pessoa VLMDP, Moreira TMM. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paulista de Enfermagem [internet]. 2017; 30(2): 190-6. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700029
Luft CDB, Sanches SDO, Mazo GZ, Andrade A. Versão brasileira da Escala de Estresse Percebido: tradução e validação para idosos. Revista de Saúde Pública, 2007; 41: 606-15. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000400015
Rizzini M. (2017) Análise de instrumentos de mensuração do estresse em gestantes: Escala de Estresse Percebido (PSS) e do Inventário de Eventos de Vida Produtores de Estresse (IEVPE). [Acessado em: 2 set. 2019]. Disponível em: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/bitstream/tede/1579/2/MartaRizzini.pdf
Dias JCR, Silva WR, Maroco J.Perceived Stress Scale Applied to College Students: Validation Study. Psychology, Community & Health [internet]. 2015; 4(1): 1-13. Disponível em: https://doi.org/10.5964/pch.v4i1.90
Silva GJ, Almeida AA, Lucena BTL, Silva MFBL. Sintomas vocais e causas autorreferidas em professores. Rev. CEFAC [internet]. 2016; 18(1): 158-166. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161817915
Silva RM, Goulart CT, Lopes LFD, Serrano PM, Costa ALS, Azevedo Guido L. Hardy personality and burnout syndrome among nursing students in three Brazilian universities—an analytic study. BMC nursing. [internet]. 2014; 13(1): 13-9. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1472-6955-13-9
Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LKD, Tomaschewski-Barlem JG, Figueira AB, Lunardi VL. Coping strategies of nursing students for dealing with university stress. Rev. Brasileira de Enferm. [internet]. 2015; 68(5): 783-790. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680503i
Donati L, Alves MJ, Camelo SHH. O perfil do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade privada. Rev. enferm. UERJ [internet]. 2010; 18(3): 446-450. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698185913
Lamel JDN, Salazar TL, Souza WFD. Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública. Psicologia da Educação [internet]. 2016; (42): 13-22. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150021
Costa CRB, Costa WHM, Oliveira LB, Albuquerque MCDS, Correia DS. Estresse entre estudantes de graduação em enfermagem: associação de características sociodemográficas e acadêmicas. Saúde e Pesquisa [internet]. 2018; 11(3): 475-82. Disponível em: https://doi.org/10.17765/2176-9206.2018v11n3p475-482
Torquato JA, Goulart AG, Vicentin P, Correa U. Avaliação do estresse em estudantes universitários. InterSciencePlace [internet]. 2015; 1(14): 140-54. Disponível em: http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/142/141
Benavente SBT, Costa ALS. Respostas fisiológicas e emocionais ao estresse em estudantes de enfermagem: revisão integrativa da literatura científica. Acta Paulista de Enfermagem [internet]. 2011; 24(4): 571-6. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000400019
Song Y, Lindquist R. Effects of mindfulness-based stress reduction on depression, anxiety, stress and mindfulness in Korean nursing students. Nurse education today [internet]. 2015; 35(1): 86-90. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.06.010
Moreira DP, Furegato ARF. Stress and depression among students of the last semester in two nursing courses. Rev. latino-americana de enferm. [internet]. 2013; 21(SPE): 155-62. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000700020
Mussi FC, Pires CGDS, Carneiro LS, Costa ALS, Ribeiro FMS, Santos AFD. (2019). Comparação do estresse em universitários de enfermagem ingressantes e concluintes do curso. Revista da Escola de Enfermagem da USP [internet]. 2019; 53: 1-7. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2017023503431
Moretti FA, Hubner MMC. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional?. Rev. psicopedag. [internet]. 2017, (34):105, 258-267. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000300003&lng=pt&nrm=iso.
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8426-33
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexada em: