Revista Piauiense de Matemática

A Revista Piauiense de Matemática (RPiM) é um veículo para publicação e ampla divulgação de artigos acadêmicos relacionados à formação inicial e continuada do professor de Matemática da Educação Básica. A RPiM cobre temas de Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. Poderá publicar síntese de trabalhos de conclusão de curso, boas práticas na Educação Matemática, ferramentas virtuais, trabalhos relacionados a Olimpíadas de Matemática e outros produtos de docentes e discentes dos programas e cursos de formação de professores de Matemática. A RPiM também publica, nos formatos de resumo e/ou resumo expandido, os anais dos eventos de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí ou instituições parceiras da revista.

A RPiM adota o sistema de publicação contínua (rolling pass), onde é publicado um único volume por ano, que permanece aberto e à medida que os artigos forem aceitos e editorados, serão inseridos nesse volume e publicados. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição, o que dará maior visibilidade à revista e aos artigos nela publicados. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume.

O escopo da revista constitui artigos originais que apresentem pesquisas científicas concluídas ou ensaios nas áreas de Matemática ou Educação Matemática. Os trabalhos devem se enquadrar em pelo menos uma das quatro seções da revista:

  • Artigos Científicos

Nesta seção, os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas em Matemática e aplicações ou pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática, a formação inicial ou continuadade professores, que versem sobre Educação Matemática na Educação Básica e/ou Superior. Trabalhos com no máximo 20 páginas.

  • Boas Práticas no Ensino de Matemática

Esta seção é destinada a publicação de ensaios, metodologias ou narrativas de professores, da Educação Básica e/ou Superior, que desejem compartilhar experiências didático-pedagógicas e reflexões acerca do Ensino de Matemática. Nestes trabalhos, o uso de referenciais teóricos como nos artigos científicos é facultativo, porém espera-se que o professor, ao narrar sua experiência, contribua minimamente com reflexões teóricas para o campo da Educação Matemática. Esta seção também é destinada à reflexão sobre a possibilidade de utilização de novas metodologias/tecnologias para o ensino de Matemática. Trabalhos com no máximo 15 páginas.

  • Iniciação Científica

Serão publicados artigos relevantes na preparação de estudantes e professores para olimpíadas de matemática ou temas elementares de graduação, principalmente sobre teoria dos números, álgebra, geometria e cálculo (não limitados a estes temas). É recomendável que os temas sejam abordados em artigos auto-suficiente que tragam problemas resolvidos detalhadamente e referências que os complementem ou aprofundem. Trabalhos com no máximo 7 páginas.

  • Anais de Eventos

Destinada a publicação, na forma de Resumo ou Resumo Expandido, de trabalhos apresentados em eventos de Matemática ou Educação Matemática, dos Programas de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT e PROFMAT) da Universidade Federal do Piauí - UFPI assim como de outros programas ou instituições parceiras da revista. Limite de páginas: 1 página para resumo e 2 páginas para resumo expandido.

Os trabalhos não podem ter sido publicados (ou simultaneamente submetidos) em outro(s) periódico(s). Trabalhos que ultrapassem o limite de páginas de sua seção deverão acompanhar justificativa no momento da submissão no campo "Comentários ao Editor". São aceitos trabalhos redigidos em português e inglês.

Mais informações sobre a RPiM no menu acima "Sobre". Passo a passo como submeter um artigo no menu a direita "Informações - Para autores". 


Notícias

 

Lançamento da Revista

 
O lançamento da revista assim como chamada para submissão de artigos será feito em breve.  
Publicado: 2020-05-06 Mais...
 
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