- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Organização
Foco e Escopo
Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí é uma publicação periódica semestral, com lançamento nos meses de julho e dezembro. Seu objetivo é divulgar, prioritariamente, resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino e formação de professores nos diversos cursos de Licenciatura vinculados ou não ao PARFOR, em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Políticas de Seção
ARTIGOS - ARTES
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - BIOLOGIA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - EDUCAÇÃO
Artigos (máximo de 25 laudas)
Integram conhecimentos alcançados em determinada área e em determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva dos resultados acumulados ao longo do tempo e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisas e perspectivas.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - FÍSICA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - GEOGRAFIA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - HISTÓRIA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - LETRAS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS - MATEMÁTICA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / ARTES VISUAIS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / EDUCAÇÃO FÍSICA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / HISTÓRIA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / LETRAS-INGLÊS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / LETRAS-PORTUGUÊS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / PEDAGOGIA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
EDITORIAL
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
EDIÇÃO COMPLETA
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
EXPEDIENTE
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ARTIGOS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ
Editores- Maria Ferro
- João Moura
- Bartira Viana
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Os originais recebidos são submetidos à apreciação de, pelo menos, dois referees pertencentes ao Conselho Editorial e / ou ao Conselho Consultivo/Científico, considerando-se a proximidade da área de atuação e a especialidade. Caso haja discrepância flagrante entre os dois pareceres emitidos, a Comissão Editorial deve recorrer a um terceiro avaliador, e, se for o caso, assumir a decisão final (ou não) da publicação dos originais, adotando, sempre o sistema de blind review, mediante o envio dos originais, a partir da segunda lauda.
Em qualquer caso, o (s) autor (es) são comunicados sobre a aprovação ou rejeição do artigo e, quando aprovados condicionalmente, o autor disporá de prazo devidamente preestabelecido para revisão dos originais.
Conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os originais recebidos não são devolvidos.
Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam, em termos de extensão e de natureza.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí, vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.
O Conselho Editorial se reserva o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.Periodicidade
Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí é uma publicação periódica semestral, com lançamento nos meses de julho e dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí de Form@re está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.ojs.ufpi.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.ojs.ufpi.br/
Organização
ORGANIZAÇÃO
Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí integra uma Conselho Editorial e um Conselho Consultivo/Científico.
Conselho Editorial
O Conselho Editorial da Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí está composta de membros selecionados dentre os pesquisadores / docentes pertencentes às áreas contempladas pelo PARFOR / UFPI, mediante indicação e designação oficial da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí. Os membros atuarão conjuntamente sob a presidência do Conselho Editorial em consonância com a Coordenação Geral do referido PARFOR.
À Presidência da Conselho Editorial compete:
a) Representar Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí, sempre que necessário.
b) Presidir as reuniões da Conselho Editorial, executando as deliberações aprovadas.
c) Analisar a pertinência dos originais recebidos em consonância com a linha editorial da Revista e distribuí-los entre os pareceristas.
d) Supervisionar as atividades de produção, divulgação e distribuição e eventual comercialização das edições.
e) Definir os membros do Conselho Editorial e opinar sobre a indicação dos componentes do Conselho Consultivo/Cientifico junto à Coordenação Geral do PARFOR / UFPI, acompanhando os respectivos mandatos.
Ao Conselho Editorial compete:
a) Definir o perfil básico e a linha de atuação de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí, fixando política e normas editoriais concernentes com os propósitos do PARFOR.
b) Manter a publicação dentro de linha independente e abrangente, no que diz respeito à realidade internacional, nacional, regional e local, nas diferentes instâncias que cercam a edição de publicações periódicas.
c) Definir junto à Coordenação Geral do PARFOR / UFPI a política financeira e a infraestrutura essencial à manutenção da Revista.
d) Delinear a política de produção, divulgação, distribuição e eventual comercialização das edições em fase posterior.
e) Estimular a produção intelectual e técnico-científica dos membros da comunidade PARFOR e demais interessados.
f) Atuar como avaliador, sempre que necessário, além de emitir parecer final sobre os originais avaliados pelos consultores convidados.
Conselho Consultivo/Científico
O Conselho Consultivo/Científico de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí integra membros externos à Comissão Editorial, indicados pelo Conselho Editorial, tanto no caso de matérias específicas como também como recurso para processo avaliativo não endógeno. Seus membros são selecionados, a cada fascículo, entre pesquisadores, docentes e profissionais das áreas antes mencionadas, nacionais e internacionais, independentemente de sua vinculação profissional.
Ao Conselho Consultivo/Científico compete:
a) Atuar como referee, emitindo parecer sobre os originais submetidos à avaliação.
b) Estimular a produção de originais.
c) Divulgar Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí em seu contexto de atuação.
MECANISMOS DE ATUAÇÃO
O mandato de cada membro da Comissão Editorial de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí pode se limitar a um fascículo e, no máximo, a quatro edições sequenciais (dois anos), podendo ser reconduzido por igual período. No caso específico da presidência do Conselho Editorial, em ocorrendo mudança da Coordenação Geral do PARFOR / UFPI, o novo Coordenador selecionará novo Presidente, se assim o desejar.
Os membros da Conselho Editorial e do Conselho Consultivo/Científico têm o prazo máximo de 20 dias úteis para emissão dos pareceres solicitados, podendo ser desligados após o descumprimento de três solicitações de pareceres consecutivos.