O USO DO MARCADOR DISCURSIVO “AÍ” NA FALA DE ESTUDANTES DE ARQUITETURA DA UFPI

Jancen Sérgio Lima de Oliveira, Francisco Almeida de Sousa Neto, Maria das Graças de Sousa Alves

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar o uso do marcador discursivo “aí” na fala de estudantes universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella. O corpus de pesquisa foi coletado mediante gravações de conversas com os universitários. Para a pesquisa, foram selecionados oito (8) estudantes universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia – CT na faixa etária de 18 a 24 anos. Posteriormente, foi feito um questionário com uma série de perguntas para os alunos responderem e falarem espontaneamente o máximo possível. Eles tiveram suas vozes gravadas de forma discreta, para que respondessem às nossas perguntas de forma natural. De posse das entrevistas gravadas, partimos para a análise dos dados. Para a análise, primeiro foi feita a transcrição das falas que eles responderam por meio de nossas perguntas. Em seguida, identificamos o uso do marcador discursivo “AÍ” na fala de todos os alunos. Por questões didáticas, categorizamos os “aí” em cinco categorias de análises: introdutor de efeito, sequenciador textual, retomador, adversativo e o finalizador. Para este trabalho buscamos aparato teórico e metodológico, principalmente, nos trabalhos de pesquisa de Urbano (1995) e de Tavares (1999). Os resultados parciais das análises demonstraram que na fala dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, assim como era esperado, há a ocorrência das cinco categorias do marcador discursivo “aí”.

Palavras-chave


Marcador discursivo; Fala; Estudantes.

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