A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO METODOLÓGICO NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR
Resumo
A interdisciplinaridade desafia a racionalidade disciplinar, o entendimento fragmentado do processo ensino-aprendizagem e impulsiona na escola, enquanto espaço de saberes e contradições, transformações nas práticas e nos fazeres pedagógicos. O presente trabalho tem como objetivo descrever uma experiência de trabalho pedagógico interdisciplinar, desenvolvidas na disciplina de Fundamentos e Ensino de História, ministradas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor – na Universidade Federal do Acre/ Campus Floresta. Este estudo adotou a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica e do relato de experiência. Os resultados evidenciam que é possível desenvolver uma prática pedagógica interdisciplinar e prazerosa, capaz de mudar uma concepção ainda presente que compreende a História como uma disciplina decorativa, baseada no estudo de um passado distante e sem nenhuma articulação com as problemáticas sociais do tempo presente. Concluímos que a construção de uma prática pedagógica dinâmica e interdisciplinar deve partir dos cursos de formação de professores. Estes espaços devem constituir-se em locais de verdadeiro aprendizado no qual os professores em formação vivenciem diferentes linguagens e procedimentos metodológicos para aprender e ensinar História.
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