REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EVOLUÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo investigar as questões relativas à formação continuada de professores na legislação brasileira, de modo geral e propor uma reflexão crítica a partir desses elementos, bem como, possíveis estratégias para a superação das eventuais insuficiências na formação docente encontradas durante o estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, cuja base teórica está centrada em autores como Candau (1996), Carvalho et al (1999), Falsarella (2004), Gatti (2010;2014), Gil (2002), Martins e Duarte (2010), Nóvoa (1992), Veiga e Ávila (2012), além de documentos da legislação que embasam a educação no Brasil e abordam a formação continuada de professores. Por ser um estudo de suma importância, tem-se a consciência de que ainda há muito a ser aprofundado com relação à temática, a qual se encontra em plena evolução, renovando-se e atualizando-se constantemente, pois se busca sempre criar estratégias que permitam a formação continuada do professor, a fim de que se possa atender à diversidade existente atualmente nas escolas. Para isso, os professores que se dispõem a ensinar, necessitam estar abertos a novos aprendizados, não deixando de atualizarem-se, buscando sempre novos conhecimentos, na perspectiva de promover um ensino de qualidade, levando-se em conta que a função social da escola é a de exercer a socialização dos saberes, culminando, assim, na aquisição do conhecimento científico.
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