TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES

Tiago Pereira Gomes

Resumo


RESUMO

O trabalho docente no campo educativo tem realçado discussões pertinentes sobre os professores iniciantes que adentram as escolas para contribuírem no processo formativo de crianças e jovens da Educação Básica, estes deparam-se com desafios da docência relacionados à aplicabilidade dos conceitos teóricos na prática. A pesquisa em foco, objetiva discutir os desafios do trabalho de professores iniciantes no contexto da educação básica, considerando a importância das experiências formativas para o seu desenvolvimento profissional. Parte do pressuposto de que os momentos diálogos estabelecidos nos espaços de formação inicial e continuada colaboram para o saber fazer de professores no início de carreira. Os aportes teóricos que consubstanciam este estudo está apoiado nas discussões de André (2012), Garcia (1995), Nóvoa (1995;1999), Papi; Martins (2010), Tardif e Lessard (2014), entre outros. A metodologia da pesquisa utilizada neste estudo é a narrativa, considerando as histórias de vida pessoal e profissional de dois professores iniciantes de duas cidades do interior do estado do Piauí, na qual participaram de uma entrevista narrativa. Os dados evidenciaram que a formação inicial de professores contribui para o desenvolvimento profissional na escola, e que os diálogos com professores experientes possibilitam a construção de saberes favorecendo uma prática pedagógica e docente reflexiva e atenta as singularidades dos alunos. Elucidaram, ainda que os desafios que enfrentam estão implicados no acompanhamento da rotina escolar, desde o planejamento a ações didáticos pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino.

 

Palavras-chave: Formação inicial e continuada, Professores iniciantes, Trabalho docente, Teoria e prática.


Palavras-chave


Formação inicial e continuada, Professores iniciantes; Trabalho docente; Teoria e prática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________