DESAFIOS CURRICULARES E PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ENUNCIADOS DISCURSIVOS MATERIALIZADOS NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UFPI
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar os discursos sobre formação docente anunciados no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do Parfor/UFPI. Constitui-se parte de uma seção integrante da tese doutoral defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), que tem como título “De Teresina ao Cafundó: Travessias de formação e ressignificação da prática docente de egressas do Parfor/UFPI”. Fundamenta-se em perspectiva crítico-emancipatória de formação de professores e dialoga com autores como Almeida e Pimenta (2011); Contreras (2012); Escudero e Trillo (2017); Flores (2014); Foucault (1998, 2014); Franco (2011a, 2011b, 2012, 2017); Freire (2015); Gatti e Barreto (2009); Gatti et al. (2019); Giroux (1992, 1997a, 1997b, 2005); Giroux e McLaren (1986, 1997a, 1997b); Goodson (2013a, 2013b); Libâneo (2011, 2017); Libâneo e Pimenta (2011); Pedroso et al. (2019); Perrenoud (1997, 2002); Pimenta (1998, 2012); Rodrigues e Kuenzer (2007); Sacristán (2000); Veiga (1998, 2001); Zabala (1998); Zeichner (1983, 2008), entre outros. Parte do pressuposto de que as ações formativas são atravessadas por relações de poder e, por isso, a análise do PPC de Pedagogia do Parfor/UFPI foi subsidiada pela abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (ADC) de vertente faircloughiana (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2016; RESENDE; RAMALHO, 2016; VIEIRA; RESENDE, 2016). Os dados foram construídos por meio de análise documental e os resultados evidenciam uma forte tendência do uso de autores cujos trabalhos remetem à percepção da formação docente sob a ótica reflexiva e crítico-transformadora. Contudo, há erros conceituais, contradições internas e ambiguidades na construção discursiva que apontam para uma urgente reformulação do PPC.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
__________________________________________________________________