DESEVOLVIMENTO MOTOR: VIVÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Adriana Machado Lima, Mara Jordana Magalhães Costa

Resumo


A Educação Física está inserida no currículo escolar e junto com as demais disciplinas procura atingir o desenvolvimento integral do aluno. O presente estudo tem como objetivo relatar as principais vivências docentes com seus trabalhos visando o desenvolvimento motor dos escolares. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal e com uma abordagem qualitativa. A amostra foi composta por cinco professoras com idades entre 20 e 40 anos, que trabalham em escolas estaduais e municipais com a disciplina de Educação Física, nos municípios de Alto Longá e Teresina. Para a elaboração deste trabalho optou-se pelo questionário constituído por questões fechadas e abertas. Quanto a estimular atividades que trabalhem o desenvolvimento motor, as cinco responderam que realizam atividades, porém é possível perceber pelas respostas, que apenas uma delas respondeu de forma mais específica de como realizar esse trabalho, demonstrando maior conhecimento sobre o assunto. Indagou-se as professoras sobre a importância do trabalho com o desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física na escola. Todas responderam ser importante, pois a criança trabalha o corpo na sua totalidade. Assim, pode-se concluir que das cinco professoras avaliadas, uma demonstrou uma maior experiência com atividades que trabalham o desenvolvimento motor. Todas realizam atividades práticas, como jogos e brincadeiras.


Palavras-chave


Desenvolvimento Motor; Educação Física Escolar; Professores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________