PERCEPÇÃO DO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA A RESPEITO DA INSERÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

João Batista Andrade Neto, Gabriel Moreira Pereira

Resumo


A inclusão do conteúdo de Lutas na Educação Física escolar é descrita na literatura científica a muito tempo como parte do objeto de estudo da “cultura corporal do movimento”. Sendo assim, apropriada ao desenvolvimento de aspectos como autonomia, emancipação, criatividade e a construção de conhecimentos de forma holística e completa, despertando aptidões esportivas e de segurança pessoal. O presente estudo objetivou diagnosticar e analisar a percepção dos integrantes do Colégio Militar de Brasília sobre a inserção de novos conteúdos de lutas na Educação Física Escola. Por meio da aplicação de um questionário com seis perguntas semiestruturadas padrão Google Forms, disponibilizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, participaram (N = 1.021), com idade entre 12 a 64 anos, de ambos os sexos, no período de 1 a 30 de agosto de 2020, seguindo critérios da Resolução 196/96 do CNS. A análise estatística foi realizada de forma quanti-qualitativa, observando as respostas, e porcentagem com Microsoft Excel 2020. Os resultados demostram que dos voluntários 66,6% é composto do sexo feminino e 33,74% masculino; das atividades físicas praticadas pelos integrantes do CMB apenas 0,1% é vocacionada as lutas. Das modalidades propostas 48,8% optaram pelo Krav Maga e 32,1% pelo Karate e 19,1% nenhuma. Como disponibilidade para treinamento 56,6% optaram por 2 X na semana, 19% 3 X, 15,6% 1 X e 8,8% três vezes na semana, foi evidenciado também, os objetivos para estas práticas: 76,6% esperam aprender a se defender, 56,4% melhorar a saúde; 17,4% outros motivos e 15,1% participar de competições. Existe o entendimento pelos integrantes do CMB que as lutas são disciplina obrigatória não só no ambiente escolar, mas também para defesa e segurança pessoal. Desta forma, torna-se viável e primordial a implantação das modalidades Karate e Krav Maga, as quais juntas serão estratégias preventivas, primárias, atrativas e eficazes no combate ao sedentarismo, contribuindo significativamente para melhoria da aptidão física para saúde e qualidade de vida.


Palavras-chave


Percepção, Lutas; Educação Física Escolar.

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